sábado, 2 de maio de 2015

Aproximação ao Apocalipse 54- A Primeira Taça da Ira

Aproximação ao Apocalipse (54)

A Primeira Taça da Ira
                           

“1 E ouvi uma grande voz que dizia do templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus. 2 Foi o primeiro, e derramou sua taça sobre a terra, e veio uma úlcera maligna e pestilente sobre os homens que tinham a marca da besta, e que adoravam sua imagem”. Ap 16:1-2.

Comentário de crítica textual

Vamos continuar com a aproximação ao livro do Apocalipse, e vamos ao capítulo 16:1-2. Hoje estaremos considerando os dois primeiros versos. Vou ler os dois versos para fazer o comentário de crítica textual a esta tradução de Reina-valera, versão de 1960.

Realmente é muito pouco o comentário, somente uma pequena coisa: “1 E ouvi uma grande voz que dizia do templo”; assim diz a maioria dos manuscritos antigos: Nave, do templo; mas há alguns poucos manuscritos tardios que dizem: do céu, não do templo, mas do céu; assim há essa divergência em alguns manuscritos, mas a maioria e os mais antigos dizem como se traduz aqui: “1 E ouvi uma grande voz que dizia do templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus”. A palavra que aqui se traduz taça, pode dar a impressão, como recordava Jorgito, que é uma taça pequena; há duas palavras que podem ser traduzidas: “taça”; a palavra poterion que se está acostumado a traduzir “cálice”, e a palavra fiala que pode ser traduzida como “taça”, mas não uma taça pequena, mas sim, como se traduz “taça” ou “tigela”; assim aqui não se usa a palavra poterion; mas a palavra “fiala”, as sete fialas, ou seja, as sete taças da ira; não é algo pequeno; a palavra “taça” é algo sério; como se diz: A quem não quer caldo se lhe dão duas taças; bom, essa palavra que aqui na Reina-valera se traduz taça, é a tradução de “fiala”, que pode se traduzir apropriadamente “taças” ou tigelas da ira de Deus.

“2 Foi o primeiro, e derramou sua taça sobre a terra, e veio uma úlcera...”; a palavra que aqui se traduz “úlcera” é a palavra elkos; pode-se traduzir de várias maneiras; é uma palavra bastante genérica que pode traduzir-se também como ferida, pode-se traduzir também como chaga, às vezes, inclusive, alguns entendem a palavra como tumor; um tumor que pode ulcerar-se; o câncer, inclusive, está incluído nessa palavra elkos. Aqui se traduz a palavra “úlcera”, não é uma úlcera definida, mas sim várias classes de úlceras que podem estar compreendidas dentro dessa palavra elkos. “2 Foi o primeiro, e derramou sua taça sobre a terra, e veio uma úlcera maligna e pestilente sobre os homens que tinham a marca da besta, e que adoravam sua imagem”.

Paralelo entre as trombetas e as taças

Irmãos, aqui começam a derramar-se as taças, ou tigelas; aparecem no tempo final da grande tribulação; já tem tempo que o anticristo está agindo, que a marca da besta foi posta e as pessoas estão comprando e vendendo através da marca da besta; ou seja, que isto se refere especificamente para o final da grande tribulação. As sete trombetas introduzem a tribulação, mas as sete taças consumam a tribulação. Quando comparamos as sete trombetas com as sete taças, há uma correspondência, não absoluta, mas sim relativa e bastante grande. A segunda trombeta vai com a segunda taça, a terceira trombeta vai com a terceira taça, a quarta trombeta vai com a quarta taça, a quinta trombeta vai com a quinta taça, a sexta trombeta vai com a sexta taça; somente há umas pequenas variações na correspondência da primeira trombeta e a primeira taça, e a sétima trombeta e a sétima taça; a sétima trombeta inclui todas as taças, mas nas trombetas nós vemos somente uma introdução do julgamento; o julgamento das trombetas, exceto a sétima, não é um julgamento completo, mas em contrapartida o julgamento das taças sim é um julgamento completo.

Quando estudamos a primeira trombeta, vimos que nela havia tremendo granizo; a primeira trombeta, vocês podem olhar na Bíblia, no capítulo 8, era de granizo; verso 7: “O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve granizo e fogo mesclados com sangue, que foram lançados sobre a terra, e a terceira parte das árvores se queimou, e se queimou toda a erva verde”. Aqui nas taças o granizo aparece no final.

No livro do Jó, vocês lembram que nos fala de granizo tanto no início como no final da batalha; por isso aqui na primeira trombeta aparece granizo, e na sétima taça aparece granizo como nunca houve jamais; de uma maneira mais terrível é o granizo da sétima taça que o da primeira trombeta; somente ali não há uma correspondência entre trombeta e taça. Deus deixa o granizo final para a sétima taça; e é muito interessante porque com as primeiras trombetas Deus não tocou ainda no homem mesmo; as primeiras trombetas somente tocavam o ambiente do homem. Se vocês recordarem, olhando ali o capítulo 8, no princípio, diz granizo lançado sobre a terra, sobre as árvores, sobre a erva verde; ainda não é para homem. Deus antes de tocar o homem, vai tocando as coisas que o homem desfruta e que o homem possui. Ele chama primeiro a atenção pelas “beiradas”; Deus não começa com um castigo forte, Deus começa pelos beiradas, começa pelas árvores; mas logo na segunda trombeta já é o mar; a terceira trombeta são as fontes das águas; a quarta trombeta é o sol, a lua e as estrelas; só na quinta trombeta é quando cai a estrela do céu, verdade? Quando há a queda de Satanás para a terra, aí recém começa ser tocado o homem. Os homens são feridos por aqueles espíritos como gafanhotos que saem do abismo e ferem os homens e os atormentam como tortura de escorpião, e por cinco meses estão querendo morrer e não podem morrer; somente os mártires são bem-aventurados por morrer e descansam de seus trabalhos; outros não podem morrer. Mas então aqui nas taças, Deus já começa tocando diretamente no homem, tocando a pele do homem, porque vocês recordam, e vamos ler , o que Satanás disse a Deus a respeito do Jó, e também olhemos como começa ali.

Julgamento de Deus tocando diretamente no homem

Vamos ao livro de Jó e vamos olhar o início do capítulo 2; vamos ver algo curioso que Satanás diz a Deus a respeito de Jó: “1 Aconteceu que outro dia vieram os filhos de Deus para apresentar-se diante de Jeová, e Satanás veio também entre eles apresentando-se diante de Jeová. 2 E disse Jeová a Satanás: De onde vem? Respondeu Satanás a Jeová, e disse: De rodear a terra, e de andar por ela. 3 E Jeová disse a Satanás: Não consideraste a meu servo Jó, que não há outro como ele na terra, varão perfeito e reto, temente a Deus e que se afasta do mal, e que ainda retém sua integridade, mesmo que você me incitou contra ele para que o arruinasse sem causa?” Satanás primeiro tocou suas coisas. No capítulo 1 tocou sua família, suas propriedades, suas casas, etc..., mas ainda não a ele, mas “4 Respondendo Satanás, disse a Jeová: Pele por pele, tudo o que o homem tem dará por sua vida”. Quer dizer que Satanás conhece o homem comum, ao homem pecador; ele não conhecia homem fiel. Deus conhecia Jó, mas Satanás pensava que Jó ia ser igual aos outros, mas Jeová lhe disse: “Não há outro como ele na terra”.

Significa que os justos se diferenciam dos pecadores. Satanás muito facilmente se acerta com os pecadores, mas ele quer arrumar-se  nos Santos; e Deus pôs uma prova para Satanás, para que fosse esbofeteado Satanás com a fidelidade de Jó, ou com a fidelidade dos Santos; mas olhem o que dizia: “pele por pele, tudo o que o homem tem dará por sua vida”. 5 Mas estende agora sua mão, e toca (já não suas coisas, não mais as árvores, não mais as casas), mas seu osso e sua carne, e verá se não blasfema contra ti em sua mesma presença”. Nas trombetas Deus começou pelos lados, mas nas taças já não; nas taças Deus começa o julgamento tocando diretamente no homem; já as trombetas foram um anúncio suficiente de julgamento; já se esperava arrependimento nas trombetas e não houve; então a trombeta é completada pela taça.

Então Deus começa aqui por úlceras. Diz Apocalipse 16:2: “Foi o primeiro, e derramou sua taça sobre a terra, e veio uma úlcera maligna e pestilente sobre os homens que tinham a marca da besta, e que adoravam sua imagem”. Vocês lembram que temos lido outros versículos que dizem que assim como fez com Israel, faria outra vez no tempo do fim.

As úlceras

No tempo em que Deus liberou seu povo Israel, castigou com pragas o Egito; e entre as pragas aparecia esta praga das úlceras. Vamos ler em Êxodo 9; ali se encontram as pragas. Notem como vinham as pragas de fora para dentro; no capítulo 7 aparecem as pragas, primeiro a de sangue, isso toca as águas; a de rãs, toca as águas e os campos; a de piolhos, já passa dos campos às cabeças; logo já são moscas, passou de piolhos a moscas e de moscas a gado; mas até aí Janes e Jambres puderam fazer o mesmo; mas agora faz Deus algo por Moisés que já não puderam imitar os falsos; e é a praga de úlceras, que está em Êxodo 9:8:
“8 E Jeová disse a Moisés e a Arão: Tomem punhados de cinza de um forno, e a pulverize Moisés para o céu diante de Faraó; 9 E deverá ser pó sobre toda a terra do Egito, e produzirá prurido com úlceras nos homens e nas bestas, (até aqui, bom, não havia tocado no homem mesmo, mas daqui começa a tocar nos homens) por todo o país do Egito. 10 E tomaram cinza do forno, e ficaram diante de Faraó, e a pulverizou Moisés para o céu; e houve prurido que produziu úlceras tanto nos homens como nas bestas. 11 E os feiticeiros não podiam estar diante de Moisés por causa do prurido, porque houve prurido nos feiticeiros e em todos os egípcios. 12 Mas Jeová endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como Jeová havia dito a Moisés”.

Agora aparecem aqui os mesmos magos, os que tinham imitado as primeiras pragas através de suas feitiçarias, agora eles mesmos aparecem afetados pelas úlceras; eles somente puderam imitar as primeiras, depois já não puderam imitar mais e tiveram que confessar que esse era o dedo de Deus. E aqui começam as taças com o dedo de Deus, as úlceras. Esta é uma coisa que vai se repetir outra vez; as pragas que houve no Egito se repetem outra vez no final. Mas há uma coisa curiosa; quando você lê as pragas do Egito, vinha uma praga e eles se arrependiam, pediam que a tirasse, então Deus a tirava pela mão de Moisés e de Arão, e então eles seguiam no mesmo, e Deus enviava outra praga. Então quando estavam sofrendo e já não suportavam mais, aí pediam perdão, arrependiam-se e pediam a Moisés que as tirasse. Moisés as tirava e descansavam por um momento; depois vinha uma terceira praga; ou seja que as pragas no Egito foram alternadas; não foram juntas uma com a outra; mas não vai ser assim nas sete taças ou nas sete taças da ira de Deus, porque se fixem comigo em Apocalipse 16:2; ali aparecem as úlceras malignas, verdade? Mas se você passar para o versículo 11, no contexto da quinta praga, diz no 10: “10 O quinto anjo derramou sua taça sobre o trono da besta; e seu reino se cobriu de trevas, e mordiam de dor suas línguas; 11 e blasfemaram contra o Deus do céu por suas dores e por suas úlceras...”. Vemos que enquanto a quinta taça estava soando, a primeira taça seguia em vigência; a primeira com a quinta estavam juntas; em contrapartida não é assim em Êxodo. Em Êxodo eram alternadas, mas aqui as úlceras continuam durante a quinta taça; quer dizer que começam na primeira mas não terminam; parece que estas úlceras são incuráveis; claro que Deus pode curar tudo, mas os homens, se pudessem curar as tirariam. Há úlceras que permanecem nas pessoas até o dia de sua morte.

As úlceras de Lázaro

Temos um caso que podemos ver aqui em Lucas capítulo 16, que é uma passagem bem conhecida dos irmãos, onde se mencionam as úlceras. Lucas 16:19: “19 Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino, e vivia todos os dias esplendidamente. 20, “Havia também um mendigo chamado Lázaro, que estava jogado à porta daquele, cheio de chagas” (esta palavra que aqui se traduz “chagas” é a mesma que lá se traduz “úlceras”; a palavra elkos; a palavra elkos é uma palavra genérica que abrange muitas classes de enfermidades cutâneas, dermatológicas; então aqui esta palavra “ulcera” é a mesma palavra que lá são úlceras) 21 “E desejava saciar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham e lhe lambiam as chagas. 22 Aconteceu que morreu o mendigo”; ou seja, morreu desta enfermidade, não foi sarado, foi uma enfermidade que o levou à tumba, mas ele descansou. Jó também teve chagas; vocês recordam que foi tocado em sua pele; diz que foi uma sarna maligna da cabeça até os pés, e ele se arranhava com um caco de telha; era uma coisa terrível o que sofreu Jó; entretanto, era um homem de Deus; aqui sofreu Lázaro, mas também o vemos no seio de Abraão descansando. Bom, se Jó não foi eximido de chagas, se este mendigo que está descansando no seio de Abraão não foi eximido de chagas, será o mundo eximido de chagas? Não o será. Se o Egito, por não liberar a Israel, recebeu úlceras, não as receberá o mundo? Então o mundo tem que receber também estas úlceras, amém?

Voltemos para Apocalipse 16:2: “Foi o primeiro, (começa agora pelo homem; antes pelas coisas, agora pelo homem) e derramou sua taça (sua tigela, sua taça) sobre a terra, e veio uma (ferida, chaga, ou úlcera maligna, não benigna; aqui está mostrando a gravidade desse tipo de enfermidade) mas a quais especificamente vem esta enfermidade? Sobre os homens que tinham a marca da besta, e que adoravam essa imagem”. Essa é a frase que nos indica que esta taça se derrama até o final da tribulação, porque já os homens têm a marca e já os homens adoram sua imagem. Isso significa que aconteceu boa parte do governo do anticristo, e isto é até o final; as taças são a consumação da ira, as trombetas a introdução; então diz aqui que os que recebiam as úlceras eram os que tinham a marca e que adoravam sua imagem; ou seja que eles colocaram a marca da besta em seu corpo, e Deus teve que mostrar também que Ele não aprovava essa marca, e fez também no corpo deles; pôs também um sinal. Caim matou Abel e Deus lhe pôs um sinal, recordam? E agora eles colocaram um sinal, mas Deus lhes pôs outro. Eles colocaram um sinal para poder negociar, para poder comprar e vender, mas Deus lhes pôs outro sinal, outra marca diferente que foi estas úlceras, estes problemas.

O microchip

Uma vez já lhes contei, e este é o momento de voltar a contar, que um engenheiro, não recordo o nome agora, que trabalhou na NASA (eu tenho esse artigo na biblioteca), ele trabalhou na criação e desenvolvimento do microchip que deve ser implantado nas mãos das pessoas para ser controladas, como agora são controlados os golfinhos, os patos, os cientistas querem saber onde está o bando de patos, e por meio do microchip que colocaram no líder dos patos, sabem onde estão os patos, onde estão os golfinhos.

Mas eles querem fazer isso com os seres humanos; e dizia este engenheiro que esse microchip funciona através de uma pequena pilha de lítio; e o lítio é um elemento que justamente produz úlceras. Houve soldados com os quais foi feito o experimento, e ficaram ulcerados. Se houver liberação desse lítio, produz-se úlceras na pessoa; já descobriu um engenheiro da NASA; ele estava denunciando esse assunto; mas não somente isso, também através desse microchip pode-se matar uma pessoa por meio de uma enfermidade. Um satélite pode enviar a ordem de matar essa pessoa; já mataram cães através de satélites; de um satélite se transmite a ordem e faze-o desaparecer. Assim que, uma pessoa que estiver marcada, estiver com um microchip em seu corpo, que está sendo vigiada por satélite, não somente está sendo vigiada, mas sim pode ser morta, se não ser morta, essa pilha de lítio que se está usando agora, pode criar úlceras nas pessoas; e o curioso é, que aqui, o Apocalipse faz a correlação das úlceras com os que têm a marca, os que têm a marca da besta e adoram sua imagem; esses são os que têm estas úlceras.

Olhemos Deuteronômio 28:15,27. A razão pela qual Deus tem que cumprir as promessas que Ele tinha feito, o que Ele prometeu aqui em Deuteronômio 28, é o porquê de se estar cumprindo plenamente nesta primeira taça, esta primeira taça da ira. Notem nessa promessa que Deus tinha feito em Deuteronômio 28; se Deus havia dito isto, tinha que ter cumprimento. Aqui em Deuteronômio estamos vendo a promessa, e na primeira taça estamos vendo o cumprimento. Deuteronômio 28:15,27: “15 Mas acontecerá, que se não ouvirdes a voz de Jeová seu Deus, para procurar cumprir (pode ser que às vezes desobedece, mas está procurando cumprir) para procurar cumprir todos seus mandamentos e seus estatutos que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e lhe alcançarão”; e do verso 16 começa a relacionar essas maldições, mas chega no versículo 27 e diz assim: “Jeová te ferirá com a úlcera do Egito, com tumores, com sarna, e com comichão de que não possa ser curado”. Deus tinha feito essa promessa muito claramente: “Jeová te ferirá com a úlcera do Egito, com tumores, com sarna, e com comichão de que não possa ser curado”.

O castigo com úlceras aos filisteus

Todos estes são problemas do tipo dermatológico. A quem aconteceu isto? A quem não ouvir a voz do Senhor; a quem não procurar cumprir seus mandamentos, virão-lhe estas maldições. Não é isso o que desprezaram os homens? Não tinha que cumprir-se esta palavra de Deus? Então na primeira taça vemos que se cumpre este aspecto, este aspecto dos problemas dermatológicos, problemas de úlceras, de tumores, de sarna, de comichão. Deus já castigou com isto no passado, não só aos egípcios com aquela praga que lemos, mas também aos filisteus. Vamos ver esse castigo do Senhor aos filisteus em 1 Samuel 5:

“1 Quando os filisteus capturaram a arca de Deus”; não é porque Deus não pudesse defender-se, porque vemos que aqui vai se defender muito bem, mas sim porque o povo foi infiel; então Deus permitiu que, o que o povo tinha, fosse tirado do povo por outro povo. “1 Quando os filisteus capturaram a arca de Deus, a levaram de Ebenézer a Asdode”. Ebenézer é de Israel, e Asdode é da Filisteia, da Palestina; uma das cinco cidades da Pentápolis filisteia. “2 E tomaram os filisteus a arca de Deus, e a meteram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom”. Porque eles, bom, queriam honrá-la; eles eram politeístas, e assim como adoravam Dagom foram adorar também Yahveh, como se fosse igual, então o puseram ao lado. “3 E quando no dia seguinte os de Asdode se levantaram de manhã, eis aqui Dagom prostrado em terra diante da arca de Jeová; e tomaram a Dagom e o colocaram no seu lugar. 4 Quando no dia seguinte os de Asdode se levantaram de manhã, eis que Dagom havia caído prostrado em terra diante da arca de Jeová; e a cabeça de Dagom e as duas palmas de suas mãos estavam cortadas sobre o limiar, havendo ficado a Dagom o tronco somente”. Foi quebrado; assim oramos ao Senhor, que quebre qualquer nome que se levante para enganar as gentes, especialmente em religião, como Maomé, como Buda e outros. Que sejam quebrantados aos pés do Senhor Jesus!

“5 Por esta causa os sacerdotes de Dagom e todos os que entram no templo do Dagom não pisam na soleira de Dagom em Asdode , até hoje”. Lembram o que foi que aconteceu? Mas olhem o verso 6, que é o que quero lhes chamar a atenção: “6 E se agravou a mão de Jeová sobre os de Asdode”; notem, os israelitas não defendiam a arca, era a arca que defendia os israelitas, e a arca se defende sozinha; mas olhem de que maneira se defende: esse é o contexto desta primeira taça: “6 E se agravou a mão de Jeová sobre os de Asdode, e os destruiu e os feriu com tumores em Asdode e em todo seu território”.

Começaram todos a adoecer e começaram acontecer coisas terríveis para que se dessem conta de que tinham tomado a arca indevidamente; se Deus não tivesse feito nada, eles teriam pensado que tinham mais poder que a arca, mas eles tinham a arca ali e parecia que a arca estava quieta; mas a mão de Jeová começou a mover-se e se deram conta. Às vezes as pessoas não se dão conta do que é que está acontecendo; estão em algo indevido e a mão de Jeová está em cima.

Cinco tumores de ouro

Tem que dar-se conta; e olhem o que fizeram eles: “7 E vendo isto os de Asdode, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel, porque sua mão é dura sobre nós e sobre nosso deus Dagom”. Aí se deram conta de que não eram iguais, que um só é o Deus verdadeiro. “8 Convocaram, pois, a todos os príncipes dos filisteus, e lhes disseram: O que faremos da arca do Deus de Israel? E eles responderam: Passe a arca do Deus do Israel para Gate. E passaram para lá a arca do Deus de Israel”. Mas Gate era outra cidade dos filisteus de onde era Golias, e de onde eram aqueles outros gigantes: Safe, Lami e o de 24 dedos. “9 E aconteceu que quando a tinham passado, (para que se dessem conta de que não eram coincidências, mas sim era a mão de Deus) a mão de Jeová esteve contra a cidade, (contra Gate) com grande quebrantamento, e afligiu aos homens daquela cidade do menino até o grande, e se encheram de tumores”. Isto não se refere a tumores por dentro, mas sim por fora, visíveis. “10 Então enviaram a arca de Deus a Ecrom”, a terceira cidade; eram de uma Pentápolis: Asdode, Gate, Ecrom. Em Ecrom, o deus de Ecrom era Beelzebú; assim se chamava: Baal-zebube; Belzebu era o nome do deus de Ecrom; o senhor das moscas, que representam os demônios. “10 Então enviaram a arca de Deus a Ecrom. E quando a arca de Deus veio a Ecrom, os ecronitas exclamaram, dizendo: passaram o arca do Deus de Israel para matar a nós e a nosso povo. 11 E enviaram e reuniram a todos os príncipes dos filisteus, dizendo: Enviem a arca do Deus de Israel, e torne para seu lugar, e não nos mate a nós nem a nosso povo; porque havia consternação de morte em toda a cidade, e a mão de Deus se agravou ali. 12 E os que não morriam, eram feridos de tumores, e o clamor da cidade subia ao céu”.

Várias vezes aconteceu isto na história, mas a pior situação é nas taças; e não é a última, só a primeira. “1 Esteve a arca de Jeová na terra dos filisteus sete meses. 2 Então os filisteus, chamando os sacerdotes e adivinhos, perguntaram: O que faremos da arca de Jeová? Façam-nos saber de que maneira tornaremos a enviar a seu lugar. 3 Eles disseram: Se enviarem a arca do Deus de Israel, não a enviem vazia, mas lhe paguem a expiação; então sereis sarados, e conhecerão por que não se separou de vós sua mão”. Por não ter vindo com expiação ante Deus. “4 E eles disseram: E o que será a expiação que lhe pagaremos? Eles responderam: Conforme o número dos príncipes dos filisteus, (era a Pentápolis, cinco cidades) cinco tumores de ouro, e cinco ratos de ouro, (parece que houve uma praga de ratos que foi a que provocou todas essas úlceras por direção de Deus) porque uma mesma praga afligiu a todos vós e a seus príncipes. 5 Fareis, pois, figuras de seus tumores, e de seus ratos que destroem a terra, e darão glória ao Deus de Israel; (pena que os do tempo do fim não se arrependerão; estes filisteus se arrependeram e foi lhes tirado a praga) possivelmente aliviará sua mão de sobre vós e de sobre seus deuses, e de sobre sua terra. 6 por que endureceis seu coração, como os egípcios e Faraó endureceram seu coração? Depois que tinha os tratado assim, não os deixaram ir, e se foram? 7 Fazei, pois, agora um carro novo, (os filisteus conheciam a história) e tomem logo duas vacas que criem, nas quais não tenha sido posto jugo, e atai as vacas ao carro, e façam voltar seus bezerros para casa.

8 Tomareis logo a Arca de Jeová, e a porão sobre o carro, e as joias de ouro que têm que lhe pagar (joias; eram tumores) em oferta pela culpa, as porão em uma caixa ao lado dela; e a deixarão que se vá”. Porque no princípio abriram a arca e olharam para dentro; por isso foram destruídos; então agora foram aprendendo.

Um tumor de ouro por cada príncipe

“9 E observarão; (ainda tinham dúvida; será, não será?) se subir pelo caminho de sua terra a Bete-Semes, ele nos tem feito este mal tão grande; e se não, saberemos que não é a sua mão que nos feriu, mas sim isto ocorreu por acidente”. Ainda tinham dúvida e fizeram uma última provinha. “10 E aqueles homens fizeram assim; tomando duas vacas que criavam, as ataram ao carro, e encerraram em casa seus bezerros. 11 Logo puseram a arca de Jeová sobre o carro, e a caixa com os ratos de ouro e as figuras de seus tumores. 12 E as vacas se encaminharam pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam caminho reto, andando e bramando, sem apartar-se nem para a direita nem para a esquerda, e os príncipes dos filisteus foram atrás delas até o limite de Bete-Semes”. Foram averiguando para ver se tinha sido Deus ou não.  “13 E os de Bete-Semes segavam o trigo no vale; e elevando os olhos viram a arca; e se regozijaram quando a viram. 14 E o carro veio ao campo de Josué de Bete-Semes, e parou ali onde havia uma grande pedra; e eles cortaram a madeira do carro, e ofereceram as vacas em holocausto a Jeová. 15 E os levitas baixaram a arca de Jeová, (os levitas, não filisteus) e a caixa que estava junto a ela, na qual estavam as joias de ouro, e as puseram sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes sacrificaram holocaustos e dedicaram sacrifícios a Jeová naquele dia. 16 Quando viram isto os cinco príncipes dos filisteus, voltaram para Ecrom no mesmo dia. 17 Estes foram os tumores de ouro que pagaram os filisteus em expiação a Jeová: por Asdode um, por Gaza um, por Ascalom um, por Gate um, por Ecrom um. 18 E os ratos de ouro foram conforme o número de todas as cidades dos filisteus pertencentes aos cinco príncipes, assim as cidades fortificadas como as aldeias sem muro. A grande pedra sobre a qual puseram a arca de Jeová está no campo de Josué de Bete-Semes até hoje”.

Mas agora olhem, aos de Bete-Semes foi a mão também, embora fossem de Israel. “19 Então Deus fez morrer aos homens de Bete-Semes, porque tinham olhado dentro da arca de Jeová; (foram atrevidos, meteram-se a fazer as coisas) fez morrer do povo a cinquenta mil e setenta homens. E chorou o povo, porque Jeová os tinha ferido com tão grande mortandade. 20 E disseram os de Bete-Semes: Quem poderá estar diante de Jeová o Deus Santo? Quem de nós subirá? 21 E enviaram mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus tem devolvido a arca de Jeová; desçam, pois, e levem a vós”. Aí foi quando chegou a casa de Obede-Edom e aí sim houve bênção; ou seja que a arca se defende sozinha; não é o povo que defende a arca. Quando Uzá quis defender a arca, ele caiu morto. Vemos aqui como a mão de Deus estava para corrigir ou também para abençoar. Quando estava na casa de Obede-Edom foi bênção; por isso muitas pessoas, que abrem sua casa para o Senhor, recebem bênção; mas se fizermos as coisas equivocadamente nos metemos em problemas. Mas hoje nos detivemos em um problema que é o das úlceras; ainda me falta um versículo mais que fala das úlceras; é um do rei Ezequias; seguimos tudo o que na Bíblia nos fala das úlceras porque está relacionado com esta primeira taça. Há úlceras na primeira taça porque os homens foram atrevidos contra Deus.

Enfermidade de Ezequias

Vamos a 2 Reis 20:7. No 7 é onde aparece qual era a enfermidade: “7 E disse Isaías: Tomem massa de figos. E tomando-a, puseram-na sobre a chaga, e sarou”. O verso 1 do capítulo 20 diz: “1 Naqueles dias Ezequias caiu doente de morte. (Aqui não sabemos qual era a enfermidade, mas no 7 sabemos que era uma chaga, uma chaga grave, um problema cutâneo) E veio o profeta Isaías filho de Amós, e lhe disse: Jeová diz assim: Ordena sua casa, porque morrerá, e não viverá. (Deus lhe disse que morreria, não foi Isaías, Deus havia dito) 2 “Então ele virou seu rosto para a parede, e orou a Jeová e disse:” O que lemos ali em Apocalipse 16, na quinta taça? Que não se arrependeram apesar de que mordiam de dor suas línguas; não se arrependeram. O que Deus procurava era que se arrependessem. Aqui temos o caso do que se arrependeu, que é Ezequias. “Virou seu rosto para a parede, orou a Jeová e disse: 3 Te rogo, oh Jeová, rogo-te que faça memória de que andei diante de ti na verdade e com íntegro coração, e que tenho feito as coisas que lhe agradam”.

Recordem que é o Antigo Testamento, ainda era a justiça da lei.  “E chorou Ezequias com grande choro. 4 E antes que Isaías saísse até a metade do pátio, veio a palavra de Jeová a Isaías, dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, príncipe de meu povo: Assim diz Jeová, o Deus de Davi seu pai: Eu ouvi sua oração, e vi suas lágrimas; eis que eu te saro; ao terceiro dia subirá a casa de Jeová”. Número de ressurreição. Eu lhe saro. Assim com essa chaga não podia entrar na casa de Deus, mas foi sarado ao terceiro dia, como quem diz em ressurreição.

“6 E acrescentarei a seus dias quinze anos, e liberarei a ti e a esta cidade da mão do rei da Assíria; e ampararei esta cidade por amor a mim mesmo, e por amor a Davi meu servo. 7 E disse Isaías: Tomem massa de figos”. Deus disse: eu lhe saro, verdade? “eis aqui que eu te saro”; mas Deus usou um instrumento; quer dizer, às vezes Deus sara diretamente, às vezes Deus sara usando instrumento. Também vemos o caso daquele cego; Se Jesus lhe tivesse dito: vê, e ele tivesse visto, mas foi e untou com barro, e cuspiu em seus olhos, e lhe disse que se banhasse sete vezes; pôs-lhe em exercício contínuo de fé para ver se se mantinha na fé todo o ciclo até receber cura.

Cura de um arrependido

Às vezes nós queremos que, porque já acreditei, ter a coisa agora, mas, temos que manter a fé contra qualquer sintoma, contra qualquer problema; manter essa fé até que se cure. Deus pode fazê-lo diretamente ou usando um instrumento. Aqui o instrumento foi Isaías com sua massa de figos. “E tomando-a, puseram-na sobre a chaga, e sarou. 8 E Ezequias havia dito a Isaías: Que sinal terei de que Jeová me sarará, e que subirei à casa de Jeová ao terceiro dia? 9 Respondeu Isaías: Este sinal terá de Jeová, de que fará Jeová isto que tem dito: Avançará a sombra dez graus, ou retrocederá dez graus? 10 E Ezequias respondeu: Fácil coisa é que a sombra decline dez graus; mas não que a sombra volte atrás dez graus. 11 Então o profeta Isaías clamou a Jeová; e fez voltar a sombra pelos graus que tinha descido no relógio de Acaz, dez graus atrás”.

Ouvi que quando uns astronautas não podiam descer, pois foram em um foguete ao espaço e não podiam baixar porque retornavam, e havia uma falha que não lhes deixava voltar para a terra, mas, sim seguiam, chamaram a nosso irmão Christian Chen, que é físico nuclear; foi professor de física nuclear nos próprios Estados Unidos e no Brasil, onde também há energia nuclear; ele incluiu nos computadores o tempo quando se deteve o sol, nos dias de Josué, e estes dez graus que aparecem aqui ,que retrocedeu a sombra, e quando incluíram isso no computador, puderam baixar os astronautas para a terra; daí em diante sempre tem esse dado incluído.

Então, irmãos, nesses quinze anos adicionados a Ezequias foi que nasceu Manassés. E Manassés foi muito mau, mas reinou muito; os reis bons duravam muito, os reis maus duravam pouco; mas Manassés durou muito porque Deus sabia que no final se arrependeria, e no final se arrependeu, e através de Ezequias, por Manassés veio a genealogia do Messias; ou seja que o Senhor Jesus veio como resultado desses quinze anos adicionados a Ezequias; embora Deus lhe dissesse: Morrerá, Deus sabia que se arrependeria; se não tivesse se arrependido, realmente tivesse morrido, mas se arrependeu e Deus concedeu não só graça a Ezequias. Todos nós recebemos graça desses quinze anos, desses dez graus que retrocedeu a sombra, porque dali veio o Messias, desse espaço acrescentado; daí vem nossa salvação, daí vem a graça do Senhor e a chaga foi curada.

Então, irmãos, eu penso que tendo seguido na Bíblia os versos que nos falam das chagas, temos uma imagem mais clara do tempo do fim, que é mais grave. Em Êxodo foi uma praga passageira sem a outra, aqui são todas as pragas continuadas; e como não há arrependimento, conduzem à morte, como conduziram à morte a muitos. Deus nos abençoe.

Terminemos lendo Apocalipse 16:1-2: “1 Ouvi uma grande voz que dizia do templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete taças (taças) da ira de Deus. 2 Foi o primeiro, e derramou sua taça sobre a terra, e veio uma úlcera maligna e pestilente sobre os homens (aqui se refere aos seres humanos: homens e mulheres) que tinham a marca da besta, e que adoravam sua imagem”.

O Senhor nos guarde e nos mantenhamos melhor como Ezequias, na graça, porque o que estas taças   procuram é o arrependimento.

vamos orar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário